terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Telhado Verde (Semana 6 - 06/02/13)

Nessa semana, nos concentramos na pesquisa de nosso projeto. Especificamente, nos dedicamos na fundamentação teórica de uma das três "ferramentas" do nosso prédio, o telhado verde. Eis um resumo das informações que encontramos:


VANTAGENS:
O telhado verde traz benefícios diretos para os moradores de seu edifício. Em maior escala (adotado num bairro inteiro, por exemplo), traz efeitos positivos à cidade. As principais vantagens são:

- Contribui para o isolamento acústico da construção.
- Oferece conforto térmico, gerando economia de energia (um dos pontos essenciais de nosso projeto, que é a economia de energia, devido principalmente ao uso do ar condicionado, em prédios).
- Combate o efeito estufa e as ilhas de calor, pois a vegetação sequestra gás carbônico e ajuda a reduzir as temperaturas.
- Absorve a água das chuvas e atrasa seu escoamento para a rede pública, evitando as enchentes (também essencial para as grandes cidades como Belo Horizonte, espaços para onde o projeto é centrado).
- Diminui a poluição, pois as plantas retêm parte da poeira suspensa na atmosfera.
- Aumento da biodiversidade (atrai insetos como borboletas, besouros essenciais a vida de outros animais, como pássaros)

O telhado verde permite a possibilidade de instalação de placas fotovotaicas, como visto no infográfico acima. Isso nos dá suporte à ideia de utilizar ambos os recursos no mesmo prédio.

INVESTIMENTO:
O valor (a partir de R$ 90/m² - confirmaremos se o valor está atualizado após entrarmos em contato com as principais empresas do setor) depende da espessura, dos materiais utilizados e do paisagismo. Se previsto no projeto, o telhado verde pode custar o mesmo de um convencional.
Isso é um dos pontos mais positivos dessa ferramenta. Além de trazer muitos benefícios, como a diminuição da temperatura, redução do uso de energia elétrica (como já citado acima) e tratamento acústico (o próprio telhado isola ruídos, como o barulho da chuva, por exemplo). Com o custo equiparável a de um telhado convencional - se planejado com antecedência - isso faz com que o projeto seja ainda mais viável!

ESQUEMA DA MONTAGEM:





BIBLIOGRAFIA:
http://www.sky-garden.co.uk/skygardengreenro.html (em inglês)
http://www.ecotelhado.com.br/por/informacoes/sitepages/Vantagens.aspx
http://institutocidadejardim.com.br/blog/
http://www.ecotelhado.com.br/por/informacoes/sitepages/Pesquisas.aspx
Especial Casa Sustentável – Agosto/2009 (revista impressa)


Todo a pesquisa acima será utilizada na nossa apresentação, talvez com mais algumas adições ao longo do desenvolvimento. Nas próximas semanas, o foco das pesquisas serão as outros recursos utilizados nos prédios, como a usina eólica e as células fotovotaicas.

Alunos: Bruno Motta, Daniel Bueno e Murilo Campos
InovaECO

Um comentário: